Como é o processo de edição de um periódico

Por Davi Denardi
em

A edição é o processo de desenvolvimento de cada uma das diversas tiragens de um periódico, ela envolve um processo de definição e organização do conteúdo, coleta de dados, análise, redação, planejamento visual, diagramação e finalização.

O processo de edição

Como qualquer atividade profissional, o processo de edição conta com etapas lógicas e organizadas em sequência, que servem para dar agilidade e eficácia ao processo.

Etapas do processo de edição.

A reunião de pauta

A primeira etapa é a reunião de pauta, onde toda a equipe do periódico se reúne para levantar os temas mais relevantes no momento e organizar a ordem dessas informações, bem como identificar os responsáveis pela apuração, redação e revisão do material e as datas limite para cada uma dessas etapas.

O espelho editorial

Exemplo de espelho editorial.
Exemplo de espelho editorial.

O resultado prático dessa primeira etapa é o espelho editorial, um documento que mostra a todos a organização da edição incluindo os anúncios.

Com o espelho definido se passa para a etapa de apuração, de levantamento das informações para cada matéria por meio de pesquisas, entrevistas, documentos oficiais, entre outros. Além disso, nessa etapa já se começa e buscar os elementos visuais que podem compor as matérias, como fotografias, ilustrações, gráficos e infográficos.

Com o material bruto para as matérias levantado passa-se para a etapa de redação, onde os conteúdos se tornam textos com o tamanho definido pelo espelho editorial. Um mesmo conteúdo pode ser redigido em meia página ou em três páginas dependendo da necessidade da edição.

Story-Board

Exemplo de story-board detalhado.
Exemplo de story-board esquemático.

As matérias redigidas, juntamente com outros materiais relacionados (imagens, gráficos, ilustrações e etc.) devem então ser planejadas graficamente por meio de um story-board. Nessa etapa a aparência de cada página é pensada levando em consideração a importância de cada matéria e a sua relação com todas as outras matérias de cada edição, de forma a estabelecer o ritmo editorial da edição. Existem várias forma de se criar o story-board, em alguns casos eles são mais detalhados, usando imagens que de fato serão usadas na diagramação e outros mais esquemáticos, esboços que depois vão guiar a diagramação mais detalhada.

Diagramação

Após a definição do story-board parte-se para a etapa de diagramação propriamente dita, onde os textos finais e os elementos gráficos são ganham contornos finais. Nessa etapa os elementos podem ser modificados a fim de atender às necessidades da edição. Textos podem ser ampliados ou reduzidos, imagens podem ser acrescentadas ou excluídas, elementos da página não previstos no story-board podem ser propostos, tudo isso dependendo da necessidade editorial.

Revisão

Finalmente todo o material é impresso e passa por uma revisão final a fim de garantir a qualidade das informações e é finalmente fechado e encaminhado para reprodução e distribuição. A revisão deve contemplar o conteúdo e os elementos gráficos.

Na revisão de conteúdo os textos passam por um pente fino em relação à língua portuguesa, são ajustadas a concordância, uso de pontuação e mesmo a interpretação do material, por isso essa revisão deve ser feita por um profissional com conhecimento nessa área.

Prova de cor ou prova de impressão - gentileza Futura Express
Prova de cor ou prova de impressão – gentileza Futura Express

A revisão gráfica diz respeito à testes de impressão e provas de cor.

No teste de impressão as páginas são impressas em tamanho real em uma gráfica expressa mesmo. O objetivo é verificar a dimensão dos elementos gráficos, como imagens, ilustrações entre outros, para ver se eles estão com a estética adequada, se não estão muito grandes ou muito pequenas, e se as cores estão muito discrepantes, já que existe uma diferença na forma como as cores são apresentadas no monitor e na impressão. Outro objetivo do teste de impressão é verificar a tipografia e a legibilidade dos textos, como a relação figura/fundo em boxes coloridos, por exemplo.

Já na prova de cor pede-se para a indústria gráfica responsável pelo material a produção de uma prova de cor, que é a impressão das páginas sem acabamento somente para que se tenha acesso à forma como as páginas serão impressas. Como o nome já diz essa é a última chance para verificar se a impressão vai sair como o esperado. A prova de cor é também um documento, e pode ser que a gráfica peça que ele seja assinado, justamente para garantir que aquela versão é a desejada.

Conclusão

O processo de edição é tão importante quanto o projeto gráfico em si, e cada uma das etapas deve ser contemplada com o máximo de cuidado para que tudo dê certo. E é sempre bom lembrar que um produto gráfico é o resultado de várias mãos, então não tenha medo de mostrar o resultado para todos os envolvidos!

E aí? Esse texto te ajudou? Você já “fechou” um produto editorial (jornal, revista, livro)? Como foi o processo? Compartilha com a gente a tua experiência aí nos comentários! 😉

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

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