Os 7 passos de qualquer projeto gráfico

Por Davi Denardi
em

Todo design acontece com uma metodologia (quer você queira ou não), e umas das metodologias mais eficientes atualmente é a Metodologia LOD .

A proposta da Metodologia LOD, desenvolvida pela equipe do laboratório de Orientação em Design do Centro Universitário Satc, segue o princípio de auxiliar tanto o desenvolvimento de projetos em design quanto na educação do mercado, e nele o cliente, ressaltando a importância no desenvolvimento de soluções fundamentadas no design. Seus resultados podem contribuir na resolução de problemas direcionados à empresa, marca, produto ou serviço.

Os principais pontos que diferenciam a proposta da metodologia LOD estão na abordagem da primeira etapa (Cognição) e no processo participativo do cliente contratante ao longo do projeto. No primeiro caso, diferente da maioria das metodologias conhecidas, a preocupação está em “educar” o cliente para a compreensão do design e da forma como ele deve ser abordado na resolução de seus problemas. Nela são apresentadas bases que fundamentam o processo e demonstram as reais aplicações do design. O segundo caso, além de também contribuir para a compreensão do processo, leva o contratante a fazer parte da solução de seu próprio problema, facilitando no processo de compreensão e aceite dos resultados alcançados.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que apesar da metodologia ser apresentada de forma linear, sua aplicação pode não seguir esta orientação. Uma vez que soluções parciais das etapas abordada podem requere a complementação de etapas anteriores.

A seguir uma explanação das etapas abordadas pela metodologia:

Etapa de cognição.

COGNIÇÃO

É o primeiríssimo contato com o cliente e uma etapa de “educação” do contratante.

O primeiro contato se dá por meio de uma busca de informações relacionadas ao cliente (web, noticiais, redes sociais, sites de reclamação do consumidor etc.). Isso é importante para conhecer previamente o cliente e seu mercado e não chegar “perdido” no primeiro encontro formal.

Somado a isso, é importante ter um questionário inicial relacionado a compreensão do contratante quanto a sua empresa/produto, seu mercado e seu público consumidor, ou seja, não contar apenas com a percepção inicial mas confirmar os principais dados com o cliente.

Após é apresentado um o orçamento preliminar acompanhado da fundamentação do mesmo e do suposto problema a ser resolvido (que pode ser modificado no desenvolvimento do projeto). Neste ainda são ressaltadas as importâncias no desenvolvimento do projeto e de suas possíveis aplicações. Deixa-se claro que esse primeiro diagnóstico do problema nem sempre será o resultado ou problema final. Neste momento é solicitada a aprovação do cliente para continuidade do projeto.

Etapa de coleta.

COLETA

São utilizadas as informações coletadas no pré-briefing e soma-se a elas uma busca mais detalhada em relação principalmente a empresa, seu mercado e seu público. Para isso são realizadas visitas à empresa, pesquisas mais aprofundadas sobre o mercado e são solicitados contatos de formadores de opinião (opinion makers) como colaboradores, parceiros, consumidores, entre outros, para busca de suas opiniões sobre a relações com a empresa e seus produtos.

Etapa de análise.

ANÁLISE

Nessa etapa são realizadas as análises das informações coletadas até o momento. São observadas vantagens e desvantagens dos serviços/produtos da empresa em relação ao mercado/concorrente. Observado se o cliente está em sintonia com seu público atendido até o momento, ou mesmo se é o público correto. Se necessários são adicionadas informações complementares. Neste ponto é retomado o problema sendo este confirmado ou modificado. Ao fim é desenvolvido o Briefing final e o mesmo apresentado ao cliente para sua validação.

Etapa de conceito.

CONCEITO

Com a análise das informações é definida a base conceitual do projeto. Ele pode envolver o conceito da marca, conceito de público e o conceito de campanha (depende do direcionamento do problema). Nela são realizados eventos criativos com a participação das partes interessadas (stakeholders) no projeto para definição destes conceitos. Pode envolver técnicas criativas como Brainstorms, Painel semântico, Mapas mentais, relações lincadas, etc. A participação do cliente nesta etapa auxilia na compreensão e aprovação do caminho a ser seguido para resolução do problema.

Etapa de Design.

DESIGN

Essa é uma etapa de geração de propostas utilizando dos conceitos definidos, objetivando a diferenciação no mercado, porém com o reconhecimento por parte do público alvo. Envolve outros eventos criativos utilizando de técnicas direcionadas à solução do problema. Exemplos destas: Brainstorm, Painel de referencia, método 635 etc.

A primeira validação dos resultados é obtida por indagação ao público alvo. Neste caso é utilizado de questionário que teste tanto a percepção dos conceitos quanto da qualidade técnica e ineditismo aplicados. Após o resultado preliminar é apresentado ao cliente para aprovação e posteriormente é apresentada a versão finalizada.

Etapa de aplicação.

APLICAÇÃO

Nesta etapa são realizadas as aplicações necessárias e acordadas com o cliente. Dependendo do projeto pode envolver o desenvolvimento do manual de uso, aplicações em peças gráficas etc.

Outra questão que pode fazer parte seria o acompanhamento no caso de produção de material impresso por parte do contratado. Neste caso o mesmo detém parte da responsabilidade do produto final entregue ao cliente.

Etapa de Feedback.

FEED BACK

Pode ser acordado uma etapa pós solução, onde será realizado um acompanhamento do resultado obtido aplicado ao mercado. Como exemplo podem ser no formato de pesquisa de satisfação com o público ou testes de avaliação de uso com relação as orientações apresentadas na etapa de Aplicação. Este resultado é apresentado ao cliente em formato de relatório.

Ao final do projeto são apresentados todo o processo através de um relatório fundamentado. Juntamente é entregue o material final (impresso ou digital — como acordado) deixando claro as questões de concessão de uso material desenvolvido porem com citação dos diretos autorais aplicados aos desenvolvedores.

Se você quiser citar essa metodologia em um artigo acadêmico, você pode usar a citação abaixo, e se você quiser ler o artigo completo (em inglês) esse é o link.

BRAUN, Jan Raphael Reuter; DENARDI, Davi Frederico do Amaral; GONÇALVES, Elton Luiz. Education and Design: Integrator project in editorial design. In: Proceedings of the 3rd International Conference for Design Education Researchers. 2015. p. 1585.

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

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