O que é UX Research?
O UX Research nada mais é que a pesquisa da experiência do usuário. Ela envolve mais a habilidades de pesquisa com pessoas do que habilidades gráficas propriamente ditas. Por isso, o perfil do UX research é bem variado e pode ter desde formações mais ligadas à área de humanidades como antropologia, sociologia, psicologia entre outros, e não necessariamente relacionados ao design.
Entre as ferramentas do UX Research estão a entrevista, o grupo de foco, a observação sistemática, o teste de usabilidade, o user stories, os diários de uso, entre outros, mas todas elas mais voltadas ao contato com as pessoas.
O UX Researcher, ou pesquisador da experiência do usuário (em tradução livre), é aquele profissional que vai ao mundo real conhecer as necessidades, tendências, desejos e sentimentos das pessoas para assim alinhar as equipes de desenvolvimento de projeto a realidade onde ele onde esse projeto será inserido. Mais do que isso, o UX Researcher vai até a realidade para entender como ela pode ser melhorada. Ele vai conhecer as dores, as perspectivas, e as necessidades das pessoas para tentar criar uma solução que vá atender a elas.
De de todos os profissionais ligados ao design de produtos digitais, o UX Researcher é o que mais deve ter empatia com com as pessoas, é aquele profissional sensível, observador e delicado com alta capacidade de entender perspectivas sem julgar e sem fazer juízo de valor. Deve ser alguém que entende que cada pessoa tem um ponto de vista absolutamente particular, mas que conhece que a soma de vários pontos de vista criam a realidade em que vivemos e essa realidade deve ser compreendida e atendida de alguma maneira no produto que está sendo desenvolvido.
Na real, aqui é legal pensar o produto não sob o ponto de vista puramente mercadológico como algo que vai ser vendido, gerar dinheiro e deixar as pessoas milionárias, mas algo que vai tocar as pessoas, ajudá-las a superar os seus desafios do dia a dia e de alguma maneira fazer que a vida delas fique um pouco melhor. Nessa perspectiva UX Researcher é quem vai se aproximar e entender essa realidade sobre o ponto de vista prático, emocional, estético, espiritual, moral e ético, isso para tentar pontuar algumas coisas.
Isso porque a experiência é esse conjunto de percepções, sensações, crenças e emoções relacionadas a tudo que envolve um produto, seja ele um produto digital, um produto industrial, uma marca, um serviço, ou qualquer outra coisa que envolva o ser humano.
E o negócio?
É óbvio que o UX Researcher está envolvido em um sistema produtivo, em um negócio. Mas o seu ponto de vista e a sua perspectiva deve ser a de atender as pessoas e só depois fazer isso virar um negócio. Então em uma rodada de tomada de decisão em uma equipe, o UX Researcher vai ser o representante que vai mostrar o ponto de vista das pessoas, vai ser o advogado dos usuários.
E é justamente por conectar as equipes e organizações com a realidade em um mundo altamente saturado comercialmente que o UX Researcher é uma das profissões mais valorizadas atualmente no Brasil e no mundo.
Comentários