O que é o texto editorial?
Você já deve ter visto postagens na internet criticando o editorial de importantes publicações como esta na imagem, mas porque ele é tão importante?
O Editorial é um texto opinativo que apresenta o posicionamento institucional da publicação sobre temas relevantes no momento da publicação.
Ao contrário de outras matérias jornalísticas, geralmente de responsabilidade de repórteres e colunistas, o editorial mostra a posição do grupo editorial como um todo, e por isso tem uma carga simbólica e política muito grande. Mas para entender é melhor conhecer um pouco outros tipos de texto jornalístico.
Matérias factuais
As matérias factuais devem apresentar fatos, ou seja, descrever como algo aconteceu. Por isso elas devem ser impessoais e o repórter não dá a sua opinião sobre o tema. Por exemplo uma matéria factual descrevendo a guerra na Ucrânia pode dizer que a cidade de Mariupol sofreu ataques durante a noite. Nesse caso o repórter está apenas relatando o que aconteceu, não diz se foi o ataque foi justo ou injusto, quem tem culpa ou não, ele apenas relata o fato e cabe ao leitor fazer o juízo de valor sobre esse fato.
Matérias opinativas
As matérias opinativas geralmente são produzidas por colunistas, ou seja, especialistas convidados a falar sobre um determinado tema. Nesse caso é esperado um posicionalmento sobre o tema, uma argumentação, que pode (e geralmente traz) um juízo de valor sobre os fatos.
Nesse ponto temos então dois extremos dos textos jornalísticos, os que relatam os fatos (factual) e os que apresentam um pocisionamento (opinativo). No primeiro o jornalista se reponsabiliza pela veracidade e precisão dos fatos relatados e poderá ser responsabilizado por isso, nesse caso o veículo de comunicação não necessariamente pode ser responsabilizado. O segundo é uma opinião pessoal e por isso o veículo de comunicação não tem qualquer responsabilidade. É comum por exemplo ser apresentado um texto que exime o veículo de qualquer responsabilidade sobre o texto.
Então, o Editorial é um texto opinativo, ele não descreve um fato mas define um posicionamento, nesse caso do veículo como um todo. Ele é fruto dos debates internos do veículo e mostra a opinião de todo o grupo a respeito do tema. E por isso a sua importância política e social. Ele não é um ponto de vista pessoal, individual e restrito, mas de um grande grupo, e por isso sugere tanto os ideais desse grupo quanto a sua forma de agir. De certa forma ele sugere e mostra as entranhas da publicação.
É por isso que um editorial leva tempo para ser redigido e publicado, ele é um texto de responsabilidade institucional. Você não vai ver editoriais todos os dias, como as matérias comuns, mas em momentos importante e decisivos na sociedade, onde cada um e cada organização costumam tomar partido.
Geralmente os editoriais são de responsabilidade dos editores chefe, o posto mais alto da hierarquia dos veículos de comunicação e por isso o de maior responsabilidade. Contudo o editorial não é necessariamente assinado pelo editor, mas sim como o nome do grupo de comunicação.
Então, se você quer conhecer o posicionamento de um veículo de comunicação, leia os seus editoriais.
E aí? Você conhecia a importância do texto editoria? Conhece um exemplo bacana? Comenta aí pra gente ficar sabendo! 😉
Comentários