Como criar um projeto gráfico atraente com apenas 3 fontes?
A maioria dos designers dizem que devem ser usadas só três famílias tipográficas em um projeto, mas como fazer um projeto atraente com apenas três?
Em primeiro lugar uma família tipográfica não é apenas uma fonte, mas um conjunto de variações. As opções negrito e itálico que geralmente acompanham uma família tipográfica não são apenas opções gráficas, são fontes completas distribuídas em conjunto.
Observe a fonte Adobe Caslon na imagem, a sua versão regular tem um desenho muito diferente da sua versão em itálico, a serifa muda, os traços ficam mais arredondados e a letra “f” tem até uma “perna” a mais. Mas apesar das diferenças as duas fontes funcionam em harmonia em um parágrafo.
Isso acontece porque elas são projetadas para serem usadas juntas, uma complementando a outra, e além dessas variações clássicas (negrito e itálico) existe uma infinidade de variações de uma mesma família tipográfica.
A ITC Franklin Gothic, por exemplo, é uma família tipográfica com mais de 40 variações, regular (book), itálico, espessura média (medium), seminegrito (demi), extra-negrito (heavy), variações condensadas (condensed), comprimidas (compressed), extra compressadas (extra compressed), entre outras.
O uso desse tipo de família tipográfica em um projeto gráfico permite uma grande variedade de opções e ainda dá consistência visual ao projeto, já que todas as variações são projetadas para formar um conjunto harmônico.
Outras variações
Além das possibilidades tipográficas de cada uma das famílias, existem variações que são dadas pela forma como são usados os tipos, como caixas altas e baixas.
A caixa alta nada mais é que o uso exclusivo dos tipos maiúsculos, a caixa alta e baixa é o uso tanto das maiúsculas quanto das minúsculas e a caixa baixa é o uso exclusivo dos caracteres minúsculos.
Essas variações são muito úteis porque possibilitam que um mesmo tipo seja usado em um projeto gráfico sem que se perca a unidade visual ou que se tenha que acrescentar mais uma fonte tipográfica ao projeto.
No exemplo acima apenas duas famílias tipográficas são usadas no projeto, e ainda assim ele pode ser considerado visualmente atraente.
Resumindo
O segredo do uso de no máximo três fontes tipográficas em um projeto está na escolha de uma família rica em variações e no uso inteligente das caixas altas e baixas.
Você concorda? Diz aí nos comentários! 😉
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