7 elementos que todo projeto gráfico editorial deve ter
Um projeto gráfico é um conjunto de especificações para a reprodução de produtos gráficos editoriais, por isso todos os elementos que tem alguns efeito na experiência de leitura ou estrategicamente deve estar nele. A seguir vamos discutir os sete elementos mais fundamentais desse tipo de projeto.
1. Formato
O formato nada mais é que as dimensões da publicação e tem dois efeitos importantes: na experiência de leitura e no custo de produção.
Falando na experiência, uma publicação muito pequena pode ser interessante pela portabilidade, por exemplo um formato pequeno cabe facilmente na bolsa ou até no bolso, por isso pode estar sempre junto do leitor, porém, pelo espaço reduzido pode ser sacrificada a liberdade de diagramação. Já um formato maior possibilita o uso de grades mais complexas, de maior liberdade de diagramação, do uso extensivo de imagens e ilustrações, mas pode ser mais difícil de usar, um grande atlas, por exemplo, pode não ser o preferido para ler na cama antes de dormir.
O efeito do formato no custo de produção parece ser mais óbvio, quanto maior, mais caro. Mas além disso é importante prestar atenção no aproveitamento de papel, que é o planejamento da distribuição do que vai ser impresso dentro da folha de impressão, lembrando que na impressão em larga escala as folhas tem formatos grandes e comportam mais de uma página.
A imagem acima mostra como diferentes formatos aproveitam o papel, as áreas em cinza são áreas que são cortadas e descartadas, e resultam em menor eficiência no uso do papel. Cada formato tem um encaixe diferente, e isso pode resultar em um aproveitamento adequado, onde existem poucas áreas de corte e descarte, ou inadequado, onde muito papel é descartado.
Existem várias tabelas disponíveis na internet, mas o ideal é depois de definir o formato básico dar aquela ligadinha para as gráficas disponíveis na região para tirar dúvidas e discutir o processo de produção, lembrando que mudar o formato é fácil no começo do projeto, mas uma dor de cabeça se tiver que ser feito no final.
2.Papel
Um dos primeiros efeitos da escolha do papel está no custo de produção. Um jornal diário é feito em papel jornal porque ele tem um dos menores custos de produção, e como um jornal é algo efêmero isso faz todo sentido. O papel para uma revista tem outro apelo, as informações e especialmente as imagens precisam de cuidado e isso requer um papel com uma gramatura maior e uma absorção de tinta diferente do jornal. Já em um livro o foco geralmente está na leiturabilidade, então o papel pólen pode ser a escolha mais adequada. Em cada uma das escolhas acima está uma experiência de leitura diferente e também um custo diferente.
3. Acabamento
Junto com o papel, o acabamento dá características visuais e físicas à publicação e é muito importante para a experiência de leitura, a durabilidade e a estética do produto editorial.
O acabamento é um conjunto de processos gráficos que são aplicados na publicação depois do processo de impressão.
As opções de acabamento são muito variadas e envolvem principalmente processos de laminação, corte, aplicação de vernizes, hot stamping e encadernação. A dica é entrar em contato com as indústrias gráficas que poderão reproduzir o material e discutir com um profissional as opções disponíveis, seus custos e sua viabilidade.
4.Grades ou grids
As grades (ou grids) dão a estrutura do projeto, são guias que serão usados em todas as edições e em praticamente todas as páginas, e por isso são indispensáveis em um projeto gráfico. É importante lembrar que nem sempre a diagramação será executada por um designer, e por isso quanto mais referências forem dadas para os futuros diagramadores menos riscos ele vai correr de perder a sua identidade, e consequentemente mais sucesso terá o projeto.
5.Tipografia
A tipografia tem efeito em duas situações importantes no projeto gráfico editorial, na experiência de leitura e na identidade da publicação.
Como principal responsável pela legibilidade e pelo contraste visual das páginas, a tipografia tem grande efeito na experiência de leitura. Tipos bem desenvolvidos (e esse é assunto para outra postagem) consegue ser lidos com facilidade e assim tornar a leitura fluida.
Ao mesmo tempo, famílias tipográficas com um número adequado de variações podem ajudar um projeto a ser agradável visualmente. Observe quantas famílias e variações tipográficas diferentes estão presentes no projeto ao lado. Tipos com serifa, sem serifa, negrito, light, regular, caixa-alta e caixa-baixa foram usado com inteligência e equilíbrio resultaram em um projeto visualmente atraente.
Obviamente além das famílias tipográficas em si é importante planejar a paleta tipográfica da publicação, já que ela também é parte importante na experiência de leitura.
Essas possíveis variações devem ser previstas no projeto gráfico para dar condições criativas aos profissionais que vão fazer a diagramação.
Além disso, a identidade de uma publicação está fortemente ligada à tipografia, além do logotipo, que é a parte mais óbvia, a consistência na estética dos blocos de texto e dos diferentes elementos da página impressa conseguem dar a uma publicação uma particularidade que é percebida pelos seus leitores. Assinantes e leitores frequentes conseguem identificar uma publicação apenas pelas fontes que são usadas em suas páginas internas.
6.Paleta cromática
Já a cor pode fazer parteda identidade da publicação, auxiliar na sua organização visual e obviamente ser um importante para tornar as páginas atraentes para os leitores.
O uso de uma ou poucas cores em um projeto gráfico pode contribuir positivamente para a identidade da publicação. É o exemplo da cor azul no Diário Catarinense, que é aplicada em praticamente todas as páginas, incluindo-se a capa e fazendo com que todos os conteúdos de alguma forma faça referência ao veículo.
É por isso que a cor da identidade visual de uma publicação deve ser cuidadosamente projetada estrategicamente, como por exemplo, para se diferenciar dos concorrentes ou para se relacionar mais diretamente com o seu público, como a cor roxa na revista “Capricho”.
Outra possibilidade do uso das cores é a organização interna da publicação, a Revista bravo, por exemplo, usa cores para diferenciar cada uma das editorias da publicação.
7.Elementos da página impressa
Finalmente, todo projeto gráfico editorial deve dar conta de todos os elementos da página impressa, preferencialmente indicando variações para cada um deles, já que muitas vezes é necessário variar a diagramação para tornar a leitura mais atrativa.
Esses sete elementos são a base mínima para um projeto gráfico editorial, mas como em todo e qualquer processo de design podem ser acrescidos e suprimidos alguns deles dependendo da necessidade. Também vamos tratar com mais calma sobre cada um deles em outras postagens. 😉
Principais referências
Na realidade esse texto é uma miscelânea de referências, mas talvez as principais sejam o “O livro e o designer” e um pouco o “Planejamento visual gráfico”. Esse último trata dos elementos de um periódico, com mais foco no jornal, e o primeiro fala desses mesmos elementos, com ênfase no livro.
Além disso, existem alguns textos científicos sobre o tema, como o “Design em revista feminina” e o “ O design gráfico da página na constituição da identidade visual das revistas impressas”.
Conclusão
O projeto gráfico inclui diversos elementos, que podem ser aprofundados em outras postagens, e nos livros e materiais ali nas referências, mas acredito que esses descritos acima dão conta de um projeto mais básico.
E você? Que outros elementos colocaria em uma lista para projeto gráfico editorial? Já fez algum projeto e esqueceu de algum dos itens? Conta pra gente aí nos comentários! Até mais!
Comentários
olá! Estava consutando sua tabela de aproveitamento de papeis, parece haver um erro na legenda da terceira imagem:
. formato 13cm x 13cm, 12 folhas
o diagrama apresenta cortes retangulares. qual seria o formato correto para esse retangulos?
no mais, parabéns pelo site, muito bem escrito!
Ja mais nunca esqueci. de alguma coisa do projeto.