As 4 principais opções para a diagramação de textos
Na hora de diagramar um texto muitas vezes entramos no “piloto automático” e acabamos usando sempre as mesmas configurações. Para evitar isso é fundamental conhecer as principais opções possíveis para formatar textos, a Paleta Tipográfica.
A paleta tipográfica é um conjunto de opções para diagramação de textos escritos. Pode se dizer que a paleta tipográfica é como uma paleta de cores, servem de referência e sistematização de projetos gráficos editoriais.
A composição de uma página impressa e de um projeto gráfico editorial não termina com a escolha dos tipos, ela leva em consideração também a configuração desses tipos em palavras, frases e parágrafos. O conjunto de configurações possíveis desses elementos é chamado de paleta tipográfica.
A paleta tipográfica é composta por quatro elementos: espacejamento, espaço entre linhas, alinhamento e configuração de parágrafos.
1. Espacejamento
É o espaço entre um caracter e outro, pode ser reduzido para dar mais densidade ao corpo de texto, ou aumentado para dar suavidade.
A redução do espacejamento é geralmente feita em títulos e elementos que merecem destaque na página como forma de dar mais densidade e com isso ganhar mais peso visual. No caso do corpo de texto, algumas vezes o espacejamento é cuidadosamente aumentado a fim de dar mais suavidade às massas visuais.
2. Entrelinha
O espaço entre as linhas de base em um texto, ou simplesmente “entrelinha” também é utilizado como opção para condensar ou suavizar massas de texto. Entrelinhas maiores dão mais leveza ao texto, e quando são menores mais peso.
A entrelinha é medida por pontos e geralmente é especificada junto ao tamanho do texto no formato “tamanho/entrelinha”. Assim, quando é especificado um texto 10/12 estamos falando do corpo de texto no tamanho 10 e entrelinha de 12 pontos.
Quando a entrelinha é maior a altura do caracter podemos falar de entrelinha positiva. Já a entrelinha com o mesmo tamanho do caracter, como “10/10” ou “12/12” por exemplo, é chamada entrelinha de corpo. E finalmente, quando ela é menor do que o tamanho do caracter como “10/8”, podemos chamar de entrelinha negativa.
3. Alinhamento
O alinhamento é a definição da direção de diagramação de textos escritos, ele tem efeito no ritmo de leitura e no contraste dos diferentes elementos de uma página impressa. Um texto alinhado à direita é lido mais lentamente do que aquele alinhado à esquerda na cultura ocidental. Além disso, um texto alinhado à esquerda contrasta (se diferencia) com um título com alinhamento centralizado.
Na prática temos quatro tipos básicos de alinhamento: alinhamento à esquerda, alinhamento à direita, justificado e centralizado.
O alinhamento à esquerda é de longe o mais utilizado e recomendado para textos escritos tendo em vista o movimento de leitura ocidental, que é da esquerda para a direita. Nesse caso o texto alinhado à esquerda preserva uma referência constante do lado esquerdo do campo visual do leitor.
A justificação do texto é muito recomendada para o corpo de texto porque resulta em uma massa visual com contornos bem definidos dos dois lados. Porém, o alinhamento justificado deve levar em consideração o uso da hifenização, a fim de evitar os “rios tipográficos”, grandes espaços em branco no meio do texto causados por palavras extensas que não foram hifenizadas.
Textos alinhados à direita são comuns como opções para diferenciar elementos da página impressa, legendas, títulos, olhos, título-corrente, podem ser alinhados à direita porque eles geralmente não são lidos com muita velocidade, são adicionais à pagina impressa. Por isso, geralmente o corpo de texto principal não é diagramado com alinhamento à direita.
O alinhamento centralizado é recomendado para dar contraste a elementos da página e em alguns casos para dar suavidade e um certo “ar” literal aos textos e elementos da página. Não é a solução mais comum na maioria dos casos, mas pode ser uma opção para variar as opções de diagramação.
4. Parágrafos
Os parágrafos delimitam ideias, por isso eles devem ser projetados para deixar claro ao leitor quando uma ideia começa e quando ela termina.
Até o século XVII os parágrafos eram delimitados apenas por uma pequena marca, e os blocos de texto eram realmente “blocos”. Atualmente, o recurso mais comum pra delimitar parágrafos é a quebra de linha, o “enter” que se dá ao fim de um parágrafo para declarar o seu fim.
Em alguns projetos também é acrescentado um espaço ao fim do parágrafo. Sutis ou bastante declarados eles contribuem em alguns casos para deixar os parágrafos visualmente explícitos, porém essa opção faz com que o texto ocupe mais espaço na página e quando é muito grande pode ser um empecilho ao fluxo natural de leitura.
Outro recurso comum é o recuo da primeira linha. Nesse caso além da quebra de linha, a primeira linha do parágrafo é levemente delocada. Ela é uma opção interessante porque deixa claro o início de um novo parágrafo mesmo quando a última linha do parágrafo anterior terminou muito à direita.
Além dessas opções tradicionais existem configurações mais ousadas, como o parágrafo francês, onde a primeira linha ao invés de recuar se projeta para fora da coluna. Em alguns projetos um parágrafo começa imediatamente onde o outro termina, criando um fluxo visual de leitura bem particular e orgânico.
Também é possível delimitar os parágrafos por meio de cores, ou seja, cada um recebe uma cor diferente e assim se diferenciam uns dos outros.
Referências
A principal referência para a paleta tipográfica e elementos que são importantes no Design Editorial é o livro “O livro e o Designer II” de Andrew Haslam.
O livro em si fala do projeto de livros, mas todos os elementos de tipografia e de diagramação podem ser usados para qualquer tipo de produto editorial, incluindo os produtos digitais, como os ebooks, por exemplo. Vale muito a pena ter ele na estante! 😉
Conclusão
A escolha da melhor solução para a paleta tipográfica depende da análise da necessidade de cada projeto, ou seja, não existe “certo” e “errado” apenas soluções adequadas ou inadequadas para cada situação, e isso depende do tipo de público e de missão editorial de cada publicação.
E aí? Conhece outro elemento da Paleta Tipográfica? Conta aí nos comentários! 😉
Comentários
Obrigado pelas informações meu amigo!
Vocês tem algum poste falando sobre as viúvas (palavra que ficam solitárias) nos textos?
Fala Richardson! Ainda não tem esse conteúdo, mas é uma baita dica, vou produzir e te dar um toque por email quando ficar pronto, pode ser? Um abraço!
Noitei a ausência de informações de onde colocar GRÁFICOS ESQ./DIR./ OU CENTRALIZADO????
Oi Frederico, o foco desse texto era o texto escrito mesmo, mas você me deu uma boa ideia, vou produzir um conteúdo específico sobre diagramação de imagens/gráficos e te dou um toque ok? Obrigado pela dica!