O que é o Design Editorial?
O Design Editorial é uma subárea do Design Gráfico dedicada ao estudo e desenvolvimento de projetos gráficos para veículos de comunicação onde predomina o texto escrito, como é o caso de jornais, revistas, livros e similares.
Ao contrário de outras áreas do Design Gráfico onde existe uma clara predominância das imagens (como no Branding, Design Promocional, Ilustração, 3D, entre outros), no Design Editorial o foco está no conteúdo, geralmente apresentado na forma de texto.
Por isso são áreas de interesse do Design Editorial a diagramação, a tipografia, e obviamente a composição visual.
Diagramação
A diagramação é o processo de dispor os elementos de um produto de comunicação de forma que ele se torne visualmente atraente e eficiente. Todos as imagens, cores, formas e textos devem estar dispostos de forma que o leitor consiga consumir o conteúdo de forma rápida e agradável.
Isso acontece hierarquizando a informação, ou seja, dando destaque para os elementos mais importantes do conteúdo. Um título, por exemplo, por ser um elemento muito importante do texto, deve estar disposto em uma tipografica bonita e em destaque na página.
Um elemento importante mas com menor relevância, como um box por exemplo, deve ser formatado de uma forma que atraia a atenção do leitor mas não “roube” a atenção visual do título. E esse processo vai se repetindo para todos os elementos da página.
A diagramação de Lukasz Aksamit é um bom exemplo de hierarquização, o título está bem destacado e nosso olhar é atraído para ele diretamente. A linha de apoio (parágrafo ao lado do texto) também tem certo destaque, mas não compete visualmente com o título, pois a importância dela é menor. O mesmo acontece com a editoria (“spring”).
Outros elementos, como imagens e ilustrações devem ser usadas com cuidado, sendo escolhidas aquelas que têm alguma relação com o conteúdo, complementando e ampliando ele, e não apenas para “embelezar” a página.
Tipografia
Sendo mais fortemente voltada para o texto escrito, o Design Editorial requer um estudo aprofundado da tipografia, a arte de criar e usar fontes.
Nesse sentido é importante lembrar que o texto é criado para ser lido, então a tipografia deve ser escolhida de forma a tornar a leitura mais agradável possível. Em geral no Design Editorial se utiliza a lei do cálice, que afirma que o texto é o vinho e o cálice a tipografia, então ela não pode atrapalhar e nem querer se destacar demais, ela (a tipografia e o cálice) deve ser transparente, delicada e elegante.
Essa escolha tipográfica é ao mesmo tempo subjetiva e objetiva. Subjetiva porque está dentro da percepção estética do designer ou do estúdio de design dedicado ao projeto gráfico; e objetiva porque precisa ter legibilidade e leiturabilidade adequadas.
Legibilidade e leiturabilidade
A legibilidade é uma medida informal que mede o quão fácil é distinguir entre um caracter e outro dentro de uma fonte tipográfica. Veja o exemplo na imagem, o formato dos caracteres não é harmônico e é difícil distinguir entre o caracter “d” e o “a”, visto que os desenhos são muito similares.
Já a fonte em que você está lendo esse texto tem todos os caracteres claramente distintos uns dos outros, o que faz dela uma fonte com alta legibilidade.
Já a leiturabilidade diz respeito ao processo de decifrar, processar e fazer sentido do texto. Nesse caso são importantes a forma, o tamanho e o espacejamento do texto são críticos podendo melhorar ou dificultar a leitura.
Existem estudos mostrando que diferentes fontes e diferentes formatações tipográficas podem fazer com que as pessoas leiam mais rapidamente os textos e assim tenham uma fluidez e maior prazer na leitura. Mas os detalhes destes estudos vou deixar para outra postagem.
Mercado
O designer que quiser entrar no universo do Design Editorial tem boas perspectivas profissionais, ao mesmo tempo que os jornais e revistas impressos estão reduzindo as portas do digital estão abrindo cada vez mais.
Existem portais de notícias crescendo, publicações digitais de todos os tipos, e principalmente o mercado de e-books está crescendo cada vez mais. Isso porque atualmente qualquer autor pode publicar seus livros nos formatos PDF e até vendê-los impressos em plataformas como a Clube de Autores, onde não existe uma tiragem mínima e com isso os custos de produção dos livros cai muito.
Resumindo
O Design Editorial é uma área especializada do Design Gráfico e requer muito estudo de composição e principalmente de tipografia, mas é também um campo ainda aberto para quem gosta de jornais, revistas e livros.
E aí? Tem alguma dúvida sobre o Design Editorial? Já trabalha na área? Conta aí nos comentários ou manda um e-mail pra gente pelo ola@revistaglifo.com.br.
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