O que é o Design Editorial?

Por Davi Denardi
em

O Design Editorial é uma subárea do Design Gráfico dedicada ao estudo e desenvolvimento de projetos gráficos para veículos de comunicação onde predomina o texto escrito, como é o caso de jornais, revistas, livros e similares.

Ao contrário de outras áreas do Design Gráfico onde existe uma clara predominância das imagens (como no Branding, Design Promocional, Ilustração, 3D, entre outros), no Design Editorial o foco está no conteúdo, geralmente apresentado na forma de texto.

Por isso são áreas de interesse do Design Editorial a diagramação, a tipografia, e obviamente a composição visual.

Diagramação

A diagramação é o processo de dispor os elementos de um produto de comunicação de forma que ele se torne visualmente atraente e eficiente. Todos as imagens, cores, formas e textos devem estar dispostos de forma que o leitor consiga consumir o conteúdo de forma rápida e agradável.

Isso acontece hierarquizando a informação, ou seja, dando destaque para os elementos mais importantes do conteúdo. Um título, por exemplo, por ser um elemento muito importante do texto, deve estar disposto em uma tipografica bonita e em destaque na página.

Um elemento importante mas com menor relevância, como um box por exemplo, deve ser formatado de uma forma que atraia a atenção do leitor mas não “roube” a atenção visual do título. E esse processo vai se repetindo para todos os elementos da página.

Projeto gráfico de Lukasz Aksamit.

A diagramação de Lukasz Aksamit é um bom exemplo de hierarquização, o título está bem destacado e nosso olhar é atraído para ele diretamente. A linha de apoio (parágrafo ao lado do texto) também tem certo destaque, mas não compete visualmente com o título, pois a importância dela é menor. O mesmo acontece com a editoria (“spring”).

Outros elementos, como imagens e ilustrações devem ser usadas com cuidado, sendo escolhidas aquelas que têm alguma relação com o conteúdo, complementando e ampliando ele, e não apenas para “embelezar” a página.

Tipografia

Sendo mais fortemente voltada para o texto escrito, o Design Editorial requer um estudo aprofundado da tipografia, a arte de criar e usar fontes.

Nesse sentido é importante lembrar que o texto é criado para ser lido, então a tipografia deve ser escolhida de forma a tornar a leitura mais agradável possível. Em geral no Design Editorial se utiliza a lei do cálice, que afirma que o texto é o vinho e o cálice a tipografia, então ela não pode atrapalhar e nem querer se destacar demais, ela (a tipografia e o cálice) deve ser transparente, delicada e elegante.

Essa escolha tipográfica é ao mesmo tempo subjetiva e objetiva. Subjetiva porque está dentro da percepção estética do designer ou do estúdio de design dedicado ao projeto gráfico; e objetiva porque precisa ter legibilidade e leiturabilidade adequadas.

Legibilidade e leiturabilidade

A legibilidade é uma medida informal que mede o quão fácil é distinguir entre um caracter e outro dentro de uma fonte tipográfica. Veja o exemplo na imagem, o formato dos caracteres não é harmônico e é difícil distinguir entre o caracter “d” e o “a”, visto que os desenhos são muito similares.

Exemplod e fonte com baixa legibilidade.

Já a fonte em que você está lendo esse texto tem todos os caracteres claramente distintos uns dos outros, o que faz dela uma fonte com alta legibilidade.

Já a leiturabilidade diz respeito ao processo de decifrar, processar e fazer sentido do texto. Nesse caso são importantes a forma, o tamanho e o espacejamento do texto são críticos podendo melhorar ou dificultar a leitura.

Existem estudos mostrando que diferentes fontes e diferentes formatações tipográficas podem fazer com que as pessoas leiam mais rapidamente os textos e assim tenham uma fluidez e maior prazer na leitura. Mas os detalhes destes estudos vou deixar para outra postagem.

Mercado

O designer que quiser entrar no universo do Design Editorial tem boas perspectivas profissionais, ao mesmo tempo que os jornais e revistas impressos estão reduzindo as portas do digital estão abrindo cada vez mais.

Existem portais de notícias crescendo, publicações digitais de todos os tipos, e principalmente o mercado de e-books está crescendo cada vez mais. Isso porque atualmente qualquer autor pode publicar seus livros nos formatos PDF e até vendê-los impressos em plataformas como a Clube de Autores, onde não existe uma tiragem mínima e com isso os custos de produção dos livros cai muito.

Resumindo

O Design Editorial é uma área especializada do Design Gráfico e requer muito estudo de composição e principalmente de tipografia, mas é também um campo ainda aberto para quem gosta de jornais, revistas e livros.

E aí? Tem alguma dúvida sobre o Design Editorial? Já trabalha na área? Conta aí nos comentários ou manda um e-mail pra gente pelo ola@revistaglifo.com.br.

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter

    * Campos obigatórios

    Só enviamos e-mails de conteúdos inéditos! ;)

    Outros textos

    Game Design Atalhos indispensáveis do Blender
    Design Editorial A experiência de leitura de revistas
    Game Design Os 3 principais tipos de modelagem 3D
    Game Design O que é modelagem 3D?
    Design Gráfico Os 7 passos de qualquer projeto gráfico