O que é um projeto gráfico?
Um projeto gráfico é um conjunto de especificações gráficas que dão a um produto de comunicação uma estética particular. Em outras palavras, ele é a definição da estética de um produto gráfico, seja ele uma marca, um anúncio, um website, um livro, uma revista, entre outros.
Forma x conteúdo
Uma boa maneira de entender um projeto gráfico é pensar nas diferenças entre o conteúdo, geralmente um texto, e a forma como esse conteúdo é apresentado. Podemos tomar como exemplo o CSS Zen Garden, no site designers são convidados a dar diferentes formas a um mesmo texto, e os resultados são fantásticos!
Sendo que os textos são sempre os mesmos, o que diferencia uma e outra interface são os diferentes projetos gráficos. Algumas propostas no têm uma estética mais minimalista, outros remetem a algo mais antigo, meio vintage, outros ainda são totalmente coloridos e ilustrados.
Assim, um mesmo conteúdo pode ser apresentado de diversas formas, o que implica que ele vai ser consumido por pessoas com perfis diferentes. Pense o seguinte, algumas pessoas preferem algo mais “clean”, outras algo mais colorido, e se um projeto gráfico for mais “clean” ele vai potencialmente atrair as primeiras e não vai ser tão atraente para as segundas. Então um projeto gráfico é uma decisão deliberada de escolha entre diferentes públicos e necessidades.
A forma (ou projeto gráfico) geralmente não é superior a um conteúdo, se um conteúdo for muito bom ele será consumido mesmo em um projeto gráfico ruim, mas um bom conteúdo apresentado com um bom projeto gráfico pode criar experiências incríveis!
Projeto gráfico: o artesão e o legislador
Em um texto muito legal no livro Desafios do Designer e Outros Textos, Chico Homem de Melo propõe dois tipos de designers, o artesão e o legislador. O designer artesão é aquele que projeta e executa o projeto gráfico do início ao fim, a assim como o artesão tem o controle total do projeto gráfico. Geralmente o designer artesão está no projeto de livros, relatórios e outros produtos que podem ser executados por uma pessoa ou um pequeno grupo.
Já o designer legislador cria um projeto gráfico na forma de regras que outras pessoas usarão para executar. No caso de jornais, revistas e portais de notícias, por exemplo, um designer cria as especificações do projeto gráfico e outros, chamados de diagramadores, é que vão executar. Para entender o processo, imagine um único designer tendo que diagramar todas as páginas de um grande jornal, como o The New York Times, impossível né? Então o que acontece é que um designer define quais serão as cores, elementos tipográficos, formato, entre outros elementos e os diagramadores vão usar essas regras para criar cada uma das edições.
No caso dos portais de notícias não serão nem diagramadores mas os próprios jornalistas que aplicarão o projeto gráfico nas matérias, e isso implica em uma certa clareza e rigidez no projeto para que ele seja sempre consistente em todas as matérias. E é por isso que ele é chamado de designer legislador, pois cria as regras (leis) que envolvem o projeto.
Resumindo
Um projeto gráfico é uma definição de elementos gráficos definidos pensando-se em um determinado público-alvo e também um determinado uso. Por isso ele requer um estudo buscando entender onde ele vai ser publicado, para quem está destinado e quem vai “aplicar” ou “usar” o projeto gráfico.
Comentários
Tudo bem explicado, do que é um projeto gráfico.
Que bom que esse texto te ajudou maria Cecília! Sucesso aí! 🙂