O que é uma família tipográfica?

Por Davi Denardi
em

Um dos termos mais usados no Design Editorial é “família tipográfica”, mas o que seria isso?

Resumidamente, uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas projetadas para serem usadas juntas e em harmonia.

Nós usamos famílias tipográficas quase que diariamente, isso porque o negrito e o itálico são na realidade um outro conjunto de fontes tipográficas, são outras fontes, outro arquivo e outro projeto. Elas apenas são apresentadas nos atalhos dos softwares de edição de texto para facilitar o seu uso.

Assim, muitas vezes ao baixar uma fonte você vai ver que ela não têm negrito ou itálico, no Word por exemplo essas opções vão aparecer desabilitadas. Isso porque aquela família tipográfica especificamente não possui as variações negrito ou itálico. Em outras palavras, ela foi projetada para ser usada somente com a fonte regular. Isso é bem comum com fontes gratuitas baixadas na internet.

Grandes famílias tipográficas

Fonte ITC Franklin Gothic
Exemplo das variações tipográficas presentes na fonte ITC Franklin Gothic.

E o contrário também é verdadeiro, existem famílias tipográficas que têm variações muito além do negrito e itálico. Por exemplo, a fonte ITC Franklin Gothic possui mais de 40 variações, como light (traço muito fino), light itálico (traço muito fino e itálico), light negrito (traço muito fino e negrito), medium, bold (negrito), black (um negrito visualmente mais pesado), e assim por diante.

Ou seja, dentro da família tipográfica ITC Franklin Gothic nós temos 40 outras fontes tipográficas que foram projetadas para serem usadas juntas e em harmonia.

Esse tipo de família tipográfica é muito útil no design editorial porque permite uma variação tipográfica interessante em cada elemento da página impressa sem que o projeto perca a consistência visual e a harmonia.

Custos

Em geral famílias tipográficas com um grande número de variações são mais caras que fontes com famílias mais simples, por motivos óbvios, dá muito mais trabalho produzir 40 fontes consistenes e harmônicas do que uma única, ou poucas, fontes.

Mas com o desenvolvimento do mercado de fontes, atualmente existem diversas famílias tipográficas com muitas variações distribuidas gratuitamente.

Exemplo de fonte com 12 variações tipográficas disponível no Google Fonts.

Um lugar onde qualquer designer pode buscar famílias tipográficas variadas e gratuitas é no Google Fonts. Na própria interface da ferramenta de busca de fontes você pode ver quantas variações (ou estilos) cada família tipográfica tem.

Obviamente, famílias tipopgráficas mais diferenciadas só podem ser encontradas em fundições tipográficas (nome dado a empresas especializadas em distribuir fontes) mais robustas, como é o caso do My Fonts.

Resumindo

Uma família tipográfica é um conjunto de fontes projetadas e distribuídas em conjunto para facilitar a vida dos designers sempre que eles precisam criar páginas interessantes e visualmente consistentes.

E aí? Conhecia esse conceito? Já usou uma família grande em algum projeto? Conta aí nos comentários! 😉

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Newsletter

    * Campos obigatórios

    Só enviamos e-mails de conteúdos inéditos! ;)

    Outros textos

    Game Design Atalhos indispensáveis do Blender
    Design Editorial A experiência de leitura de revistas
    Game Design Os 3 principais tipos de modelagem 3D
    Game Design O que é modelagem 3D?
    Design Gráfico Os 7 passos de qualquer projeto gráfico