Os principais elementos físicos de um livro

Por Davi Denardi
em

Para conseguir pensar e criar novas propostas gráficas para os livros é preciso conhecer os elementos físicos de que comumente ele é composto. Então segue aqui uma lista dos elementos físicos mais comuns nos livros.

Essa não é uma lista definitiva porque todos os dias o mercado editorial propõe novas formas de entregar o conteúdo de forma interessante para os leitores, mas pode ser um bom ponto de partida para quem precisa começar um projeto gráfico.

Capas

As capas de um livro

Um dos elementos mais importantes de uma livro é a capa, ela é a responsável por chamar a atenção dos possíveis leitores e sugerir visualmente o “clima” do livro. Para um livro de terror por exemplo, a capa pode ser em tons mais escuros, mais soturnos, já para um livro infantil ela provavelmente vai ter uma profusão muito maior de cores. Isso só se falando das cores, obviamente.

Em geral elas são apresentam uma ilustração principal, o nome do livro, o nome do autor e a editora. Ela pode ser brochura, quando é aquele tipo de capa mais maleável, ou capa dura, como o próprio nome diz é bastante rígida.

Lombadas dos livros vistas em uma estante.

Além da capa como tradicional, os livros possuem outros três espaços de capa, a segunda, terceira e quarta capas. A segunda capa é impressa no verso da capa e a seguir dela vêm geralmente uma folha de rosto. A terceira capa vem a seguir da última página de conteúdo do livro, ou seja, é impressa no verso da quarta capa. E a quarta capa fica na parte de trás do livro sendo o último elemento dele.

Lombada

A lombada fica do lado oposto ao corte principal do livro. Nela, estão geralmente o título da obra, o autor e a editora. Em uma estante comum ela é o elemento mais visível e serve de referência para leitores, livreiros e bibliotecários na hora de localizar um título.

Além disso ela pode ser usada como continuação da arte da capa até a quarta-capa, fazendo com que se tenha uma continuidade visual na parte externa do livro.

Orelhas

Orelhas do excelente livro Tesouros e Maldições.

As orelhas são dobras da capa e quarta capa geralmente usadas para apresentar a sinopse do livro ou a biografia do autor. É bem comum que um futuro leitor ao pegar um livro na mão busque informações nas orelhas do livro para saber mais sobre o autor ou o tema do livro, sendo por isso um importante elemento no momento da venda do livro.

Corte superior, dianteiro e inferior

Posição dos cortes e exemplo no livro “O Amor Existe”. Foto: De livro em livro

Os cortes superior, dianteiro e inferior são as partes das folhas do miolo que são visíveis quando o livro está fechado. Para o Design Editorial os cortes podem ser usados para construir a estética do livro por meio da impressão ou tratamento dessas áreas. No livro “O Amor Existe” (veja a imagem) os cortes ficam totalmente coloridos graças às cores aplicadas nas páginas o que dá para a publicação uma estética bem interessante.

Também são comuns livros onde é aplicado verniz nos cortes, dando a eles uma aparência dourada, prateada, entre outras possibilidades.

Cinta

Exemplo de cinta. Foto: divulgação

Presente em alguns livros, a cinta é uma tira de papel que envolve a capa parcialmente trazendo informações promocionais sobre o livro como prêmios recebidos, posição em listas de mais lidos ou de bestsellers, entre outros.

A grande vantagem é que ela dá destaque no ponto de venda sem interfeir diretamente na estrutura física do livro. Imagine o seguinte, o livro é lançado e alguns meses depois ele entra para uma lista de mais vendidos. É pouco prático refazer a capa para incorporar esse elemento, mas uma cinta pode dar conta desse recado sem comprometer o livro propriamente dito.

Além disso, a cinta pode ser usada em diferentes momentos, como um livro de história do Brasil que recebe uma promoção próxima ao sete de setembro.

Guarda e folha de guarda

As guardas de um livro são elementos que só estão presentes nas edições em capa dura e tem como função unir a capa ao miolo (folhas principais e que contém o texto do livro). Elas podem ser brancas, coloridas ou totalmente ilustradas.

Por estarem bem no início do livro elas têm um grande destaque e podem ser usadas para dar um efeito “uau” logo no início da leitura, sendo muitas vezes contratados designers, fotógrafos e ilustradores para produzir imagens para essa parte do livro.

Conclusão

Esses são os principais elementos físicos de um livro e podem (e devem!) ser usados por designers para entregar uma experiência de leitura rica e memorável.

Como essa é apenas uma lista não foram aprofundadas as possibilidades gráfico-visuais de cada um deles, mas como os textos na internet são dinâmicos vamos atualizando com outras possibilidades conforme a gente for descobrindo.

E você também pode contribuir! Se lembrar de mais algum elemento ou tiver uma referência bacana sobre o tema pode colocar aqui no comentários que a gente atualiza esse texto.

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

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