Os elementos da página impressa

Por Davi Denardi
em

A edição de periódicos impressos depende da correta dosagem daquilo que dá o “tempero” de uma página, os elementos gráficos editoriais.

A correria do dia a dia fez com que os leitores deixassem de ler de uma maneira linear, começando do título da matéria e percorrendo lentamente o seu conteúdo, ao contrário, a maneira mais comum de leitura atualmente se dá aos saltos, com uma passada de olho pelas páginas, identificando os itens que compõem a matéria e só se algo realmente interessante estiver sendo tratado, se algo chamar a antenção tanto visualmente quanto em termos de conteúdo, ler o texto propriamente dito.

É nessa “passada de olho” que está a principal estratégia de edição de veículos de comunicação periódicos como jornais, revistas e portais de notícia. Não é apenas em um ou dois elementos que está a captura da atenção, mas no conjunto de vário deles orquestrados ao mesmo tempo e fazendo com que a leitura seja de fato uma experiência.

Por isso vamos apresentar aqui os principais elementos que compõem uma página impressa, lembrando que eles não existem só estes e que a forma de cada um pode variar bastante de periódico para periódico e de edição para edição.

Título

O mais explícito dos elementos da página impressa, o título deve resumir o assunto da matéria de uma forma clara e ao mesmo tempo tentar prender a atenção do leitor.

Linha de apoio

Exemplo de linha de apoio

A linha de apoio, como o próprio nome sugere, complementa e aprofunda as informações apresentadas no título. Ela é um elemento muito comum no Design Editorial e em 99% dos casos aparece como elemento da página.

Lide

Exemplo de lide no jornal “Diário Catarinense”.

O lide ou lead, é um parágrafo de abertura da matéria. Junto com título e linha de apoio compõe a “pirâmide invertida”, uma técnica de redação que responde logo no início da matéria as seis perguntas primordiais de qualquer informação: Quem? O que? Quando? Como? Onde? Por quê?

Editorias ou cadernos

Exemplo de editoriais no portal da CNN Brasil.

O grande volume de informações dos periódicos aliados à necessidade de atender a mais de um perfil de público ao mesmo tempo obriga jornais, revistas e portais a se organizar em grandes blocos de informação, as editorias ou cadernos. Uma mesma publicação pode ter, por exemplo, três editorias ou cadernos: esporte, política e variedades. É importante lembrar que a editoria é um recurso fixo, se mantém de edição para edição.

Olho ou janela

Exemplo de “olho” aplicado ao projeto de revistas de Cody Wallis.

É um elemento tipicamente gráfico, e tem a explícita intenção de criar dinamismo e contraste na página, e assim atrair a atenção do leitor para o conteúdo. Ele geralmente reapresenta de forma destacada uma frase importante do texto.

Cartola ou antetítulo

Exemplo de cartola no jornal “Zero Hora”.

A cartola (ou antetítulo) serve como mais um elemento de introdução do grande tema ou do assunto da matéria. Ele é uma palavra ou frase muito curta geralmente posicionada próxima ao título ou à editoria. Ao contrário da editoria, o termo utilizado cartola pode mudar com muita frequência, mesmo dentro de um mesmo periódico.

Exemplo de cartola em um projeto gráfico de revista, por Tarien Lampen.

A formatação da cartola também é bem variada e pode ser bastante evidente, como é o caso do projeto gráfico do jornal “Zero Hora”, ou bem discreta, como em muitas revistas.

Assinatura

Exemplo de assinatura usada no projeto gráfico do jornal “Washington Post”.

Qualquer documento publicado deve ter creditado o seu autor, seja por questões de direito autoral ou de declaração de responsabilidade. A assinatura pode ter somente o nome do responsável pela matéria, ou a referência de outros profissionais envolvidos, como fotógrafos e ilustradores.

Capitulares

Exemplo de palavra capitular.
Exemplo de letra capitular.

Um recurso muito comum para indicar o início de matérias é o uso de letras, palavras ou mesmo frases capitulares. Elas geralmente tem uma tipografia que contrasta com o corpo de texto a que se referem para reforçar a sua função como elemento inicial e auxiliar no dinamismo da página.

Entretítulos, intertítulos ou subtítulos

Entretítulos no projeto gráfico do jornal “The New York Times”.

Outro recurso para atrair e manter a atenção do leitor é o uso de entretítulos (também chamados de subtítulos ou intertítulos) “quebrando” a matéria em partes menores, e consequentemente fazendo a leitura mais suave. Além disso, os entretítulos ajudam o leitor a conhecer de antemão os principais pontos que trata a matéria.

Imagens e legendas

De longe o elemento que mais atrai a atenção do leitor é a imagem, porém, em ás vezes ela não consegue explicar-se sozinha, ou melhor, não consegue sozinha indicar o sentido que o editor quer dar a ela. Por isso, é muito comum e até recomendável que todas as imagens de cunho informativo sejam acompanhadas de uma legenda, que as explica e complementa.

O formato das legendas varia bastante, mas em geral elas são um pequeno texto que pode ou não ser acompanhado de um título.

Tabelas e quadros

Exemplo de tabela

As tabelas são utilizadas para apresentar o relacionamento entre dados numéricos, como em uma tabela dos campeonatos de futebol, onde é possível observar os pontos, gols, vitórias e derrotas dos times.

Já os quadros são usados para apresentar o relacionamento de diferentes textos, como nos quadros em que se pode comparar as diferenças de estilos de diferentes diretores de cinema, por exemplo.

Ilustrações

Exemplo de ilustração utilizada em uma das páginas da Revista Letraset de Caio Silva, Gustavo Trento e Gean Milioli

Ao contrários das imagens de cunho informacional, as ilustrações criam o “clima” da matéria e auxiliam sobremaneira a propor uma experiência de leitura agradável. Por não ter uma função explicitamente informativa geralmente as ilustrações não têm legendas.

Título corrente

O título corrente é um recurso de identificação discreto e constante na publicação, ele geralmente indica o nome da veículo mais o número ou a data de edição. Os títulos correntes servem como referência quando partes da publicação se perdem pelo manuseio do dia a dia.

Título corrente da Folha de São Paulo.
Título corrente da revista Exame.

Box

Exemplo de “box” nas páginas da Revista Época. Imagens do blog No Miolo.

O box é um elemento auxiliar da página que apresenta informações de forma resumida e com destaque visual. Ele é um elemento importante para apresentar dados relevantes para o leitor na “passada de olho” inicial em uma página.

O box geralmente apresenta informações complementares ao texto principal porém de forma mais sintética e com ênfase nos aspectos visuais.

Bonecos

Exemplo de “bonecos” em uma das páginas da revista Veja.

São pequenos retratos de indivíduos tratados ou citados no texto, eles ajudam o leitor a identificar e se familiarizar com os personagens da matéria.

Gráficos

Os gráficos são elementos que ajudam o leitor a visualizar e analisar informações numéricas. Quando bem utilizados eles podem também ser usados como forma de ilustrar uma matéria muito pautada em dados quantitativos.

Infográficos

Exemplo de infográfico

Mais complexos que os gráficos, os infográficos são produtos de informação que apresentam de uma forma didática, esquemática, simplificada e graficamente atrativa informações complexas, como os motivos de um acontecimento ou o seu desdobramento ao longo do tempo.

Por serem apresentados em alguns casos junto aos gráficos eles às vezes são confundidos com eles.

Glifos

Os glifos possuem diversas funções, podem identificar editorias, ser apresentados próximos a elementos gráficos para ajudar a chamar a antenção do leitor, indicar o fim ou a continuidade de uma matéria.

Fios e vinhetas

Fios aplicados ao projeto gráfico do jornal “The Buffalo News”.

Os fios e vinhetas podem ser usados para separar visualmente blocos de conteúdo nas publicações, por exemplo, separando matérias diferentes, ou elementos distintos, como um cabeçalho, um título corrente, e etc.

Conclusão

Uma página atraente não depende só de uma imagem e chamadas de texto, podem e devem ser usados diversos elementos para atrair a atenção dos leitores para pontos específicos do material deixando a página mais dinâmica.

É sempre bom lembrar que é preciso ter bom senso, e não colocar todos os elementos ao mesmo tempo em uma única página, cada elemento da página impressa deve ser usado levando em consideração a necessidade do conteúdo, a política editorial (uma publicação mais leve, mais clean, provavelmente tem menos elementos) e as necessidades de cada edição.

Além dos elementos da página impressa, que tratam de apenas uma página, é importante conhecer os elementos de uma revista de forma geral, para conseguir planejar e criar a melhor experiência de leitura!

E se você tiver qualquer dúvida é só comentar aí embaixo! 😉

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

* Campos obigatórios

Só enviamos e-mails de conteúdos inéditos! ;)

Outros textos

Game Design Atalhos indispensáveis do Blender
Design Editorial A experiência de leitura de revistas
Game Design Os 3 principais tipos de modelagem 3D
Game Design O que é modelagem 3D?
Design Gráfico Os 7 passos de qualquer projeto gráfico