Conheça os elementos mais importantes de uma revista

Por Davi Denardi
em

Para propor um projeto gráfico condizente com a realidade do mercado editorial é preciso conhecer as diferentes partes que compõem cada produto. Aqui vamos dar uma visão geral dos principais componentes de uma revista.

Capa

Obviamente um dos elementos mais importantes de uma revista é a capa, ela é a responsável por chamar a atenção dos leitores e indicar as principais matérias e assuntos que serão tratados a cada edição.

Em geral elas são compostas pelo logotipo da publicação, uma foto principal (um dos elementos mais importantes, inclusive), uma chamada principal e outras chamadas ou imagens de capa. Na capa também pode estar apresentado o preço da revista e o seu código de barras.

A capa geralmente é impressa em um papel com gramatura maior para dar mais resistência física à publicação.

Segunda, terceira e quarta capas

São espaços resultantes da impressão da capa e geralmente são ocupados por material publicitário. Por estarem em lugares com alta visibilidade os anúncios colocados nas capas são os mais valorizados.

A segunda capa é impressa no verso da capa e é o segundo espaço publicitário mais valorizado em uma revista, a seguir dela vêm as páginas introdutórias como o índice ou sumário, o expediente, o editorial e/ou a carta ao leitor.

A terceira capa vem a seguir da última página de conteúdo da revista, ela é o terceiro espaço publicitário mais valorizado.

A quarta capa fica na parte de trás da revista sendo o último elemento dela, por estar na parte exterior da revista e por isso ser muito visualizada, ela é a página de anúncio mais cara.

Anúncios

Os anúncios são a principal fonte de renda de uma revista, eles são valorizados dependendo da tiragem e do posicionamento da revista. Por exemplo, uma revista com tiragem de mil exemplares tem anúncios de valor menor do que uma que tenha uma tiragem de 100.000 exemplares, isso porque no segundo caso o anúncio é potencialmente visto por mais pessoas.

Já o posicionamento da revista tem a ver com a sua história, qualidade e clareza na definição do público. Um anúncio em uma revista sem um direcionamento claro e pouca tiragem é mais barato do que uma revista renomada, isso porque quanto mais claro for o público e o posicionamento de uma publicação mais certeza os anunciantes vão ter na hora de publicar anúncios, porque vão saber qual perfil de pessoas vai vê-lo.

Anúncios de orelha, meia página e página inteira.

Os anúncios podem ocupar mais da metade das páginas de uma publicação. Eles podem ser um pequeno banner de orelha, ocupar meia página, uma página inteira ou uma página dupla, sendo este último o de maior impacto visual e por isso mesmo mais caro.

Anúncio de página dupla.

Sumário

Exemplo de sumário de Nicolas Leclair

É uma página guia para o leitor, indicando as matérias disponíveis e a localização delas, geralmente por meio do número de página. Ele pode ser visualmente simples, apresentado na forma de uma tabela ou altamente ilustrado e dinâmico.

Editorial

O editorial apresenta o contexto em que uma edição foi publicada, ele pode apresentar os fatos mais importantes do momento da publicação e o posicionamento do veículo a respeito desses fatos. Justamente por ser um posicionamento do veículo como um todo o editorial tem um grande peso político.

Expediente

Exemplo de expediente da Revista MM

O expediente é uma lista de todos as pessoas que colaboraram em uma publicação, indicando o nome e a função que cada um desempenhou. Ele é de certa forma um documento que indica a responsabilidade de cada pessoa em cada uma das edições. Por isso ele é também um retrato da edição e da publicação, já que ao longo do tempo podemos ver quem mais contribuiu em uma publicação.

Além da lista dos colaboradores o expediente apresenta o nome da publicação, a editora e as formas de contato (endereço, email, telefones, etc.).

Carta ao leitor

É também um texto de introdução à revista e muitas vezes tem também o nome de “editorial”, a principal diferença entre ambos é que a carta ao leitor é mais um texto de boas vindas apresentando as principais matérias e não tem o peso de um editorial.

Editorias e cadernos

As editorias são subdivisões de uma publicação e servem para organizar o conteúdo. Uma revista com o tema “bem estar” pode ter editorias de “alimentação balanceada”, “meditação”, “exercícios físicos” e assim por diante. Eles são conteúdos oriundos do tema principal e servem para atender a diferentes públicos, já que não necessariamente quem se interessa em “meditação” vai se interessar por “alimentação balanceada”, mas todos esses fazem parte do grande tema “bem estar”.

As editorias podem ser fixas, quando são publicadas em todas as edições, ou móveis, quando são publicadas apenas quando há necessidade.

Colunas

Em geral os textos de uma revista são publicados por jornalistas ou redatores profissionais e estes devem produzir conteúdos condizentes com a linha editorial da publicação.

Já as colunas são publicadas por especialistas que não fazem parte da equipe da publicação. Eles são convidados para ampliar os conteúdos e trazer uma visão pessoal e particular sobre o tema. Por isso, na maioria dos casos, as colunas trazem um tom pessoal, um posicionamento e um juízo de valor sobre o tema a ser tratado.

Esse posicionamento pessoal serve de contraponto ao tom mais impessoal das matérias tradicionais, e também permitem que as publicações tenham uma diversidade maior de pontos de vista.

Entrevistas

As entrevistas ficam no meio termo entre uma matéria tradicional e uma coluna, elas apresentam um ponto de vista pessoal mas são guiadas pelos jornalistas, redatores e editores apresentando ao mesmo tempo as necessidades e posicionamento da publicação (dada pelas perguntas) e a opinião pessoal dos entrevistados.

Galerias

Exemplo de página no estilo galeria

Algumas revistas são puramente visuais (como as de moda e decoração, por exemplo) e não apresentam necessariamente um texto como conteúdo. Nesses casos o conjunto de imagens que forma a publicação ou uma parte delas é chamada de galeria.

As galerias podem ter várias imagens em uma única página ou se estender ao longo de várias páginas com imagens grandes. Tudo depende das necessidades de criativdade dos editores.

Outra referência

Para quem vai se aprofundar sobre o universo das revistas, outra referência bacana é o ótimo “A arte de editar revistas” da Fátima Ali.

Ela fala justamente das questões de gestão de periódicos e tudo relacionado à arte de editar uma revista, como a missão editorial, as editorias, a organização interna, a capa, a diagramação e a importância de conhecer bem o público. Vale muito a leitura!

Conclusão

Para criar projetos gráficos é preciso conhecer os diferentes elementos que compõem cada publicação, aqui estão listados os elementos principais das revistas, mas nem de longe uma publicaçã se restringe a eles. Tudo depende da criatividade dos editores, designers e redatores, que podem e devem criar novos tipos de conteúdos que atendam ás necessidades dos leitores.

Também é bom lembrar que cada um desses elementos têm nuances e sutilezas que os diferenciam de uma publicação para outra e que podem e devem ser usadas como diferencial para cada revista.

Finalmente, esses elementos são os mais comuns em revistas impressas, mas a grande maioria se aplica também à revistas digitais, que podem usá-los para aproveitar a expertise da tradição do design de revistas para criar novas possibilidades.

Se você curtiu esse texto compartilhe nas suas redes sociais e se você tem alguma contribuição pode nos contar ali nos comentários ou pelo e-mail oi@revistaglifo.com.br.

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

* Campos obigatórios

Só enviamos e-mails de conteúdos inéditos! ;)

Outros textos

Game Design Atalhos indispensáveis do Blender
Design Editorial A experiência de leitura de revistas
Game Design Os 3 principais tipos de modelagem 3D
Game Design O que é modelagem 3D?
Game Design O que é game design?
Design Gráfico Os 7 passos de qualquer projeto gráfico