9 estratégias para ajudar a vender seu ebook

Por Davi Denardi
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O mercado editorial têm mudado muito ao longo dos anos, isso porque a digitalização alcançou também os livros, seja pelos livros em PDF ou os leitores digitais como o Kindle. No Brasil os livros eletrônicos já respondem por 6% do faturamento das editoras e esses números estão crescendo em média 21% por ano.

Mas para entrar nesse mercado promissor não basta escrever um livro e começar a divulgar nas mídias sociais, é preciso entrar, estar ativo e ser relevante no ecossistema do livro eletrônico. Existem várias estratégias para fazer isso, mas as principais são essas:

  1. Cadastre-se em plataformas de avaliação
  2. Crie uma página de amostra livro
  3. Use o marketing de influência
  4. Publique matérias na imprensa
  5. Disponibilize em diversas plataformas
  6. Crie um trailer do livro
  7. Dê a possibilidade de impressão sob demanda
  8. Se envolva em grupos de leitura
  9. Profissionalize as suas mídias sociais

1. Cadastre-se em plataformas de avaliação

Exemplo de página de avaliação no Skoob

Atualmente tudo é avaliado, aplicativos de transporte, aplicativos de entregas, jogos, e até lojas físicas são alvo do já conhecido sistema de 5 estrelas, e os livros não ficam de fora. Existem atualmente várias plataformas de avaliação de livros, cada uma com uma pequena diferença, algumas têm sistemas de avaliação e comentários, outras têm estantes virtuais onde você coloca os livros que já leu, está lendo ou quer ler, outras permitem comentários, criação de página de autores, entre outros.

Estar nessas plataformas pode ajudar a alcançar mais leitores, já que elas podem sugerir o seu ebook como similar a outro. Seu livro ou você como autor também vai aparecer nas buscas feitas pelos leitores dentro dessas plataformas, o que ajuda bastante a ganhar visibilidade.

No Brasil uma das mais conhecidas e usadas é o Skoob, e internacionalmente a Good Reads é referência no ramo.

2. Crie uma página de amostra de livro

Página do excelente “Tesouros e maldições” de Rafael Hoffmann

Uma das dúvidas de qualquer leitor na hora de comprar um livro é “será que eu vou gostar?”. Para sanar esse problema uma estratégia relevante é criar uma página na internet e disponibilizar uma amostra grátis do livro. Pode ser o primeiro capítulo ou uma parte dele. Isso permite ao leitor conhecer um pouco do tema e do enredo do livro, o seu estilo de escrita e até já envolvê-lo na leitura.

Além da amostra grátis a página deve ter links para lugares onde o leitor pode comprar o livro, os links das mídias sociais do autor e também um formulário de captura de leads, onde o leitor pode deixar seu e-mail para receber ofertas e informações sobre novos lançamentos.

A página também deve ajudar o livro a ser mais facilmente encontrado no Google, mas para isso o título da página e o seu link (por exemplo: www.tesourosemaldicoes.com.br) devem ser exatamente iguais ao título do livro.

3. Use o marketing de influência

O marketing de influência usa como estratégia as postagens de produtores de conteúdo com um número significativo de seguidores. Em outras palavras alguém muito influente (por ter muitos seguidores) te ajuda a vender o livro comentando sobre ele para os seus seguidores.

Em geral o marketing de influência é bem caro porque mira nos influenciadores com número de seguidores enormes, imagine quantas pessoas ficariam sabendo do seu livro se o Filipe Neto fizesse um vídeo sobre ele? Porém, podemos usar o marketing de influência de formas mais sutis e menos custosas, como influenciadores de nichos específicos ou os que estão iniciando a carreira.

Além disso, o universo do livro tem um ecossistema bem interessante e conta com diversos influenciadores que fazem resenhas de livros em blogs pessoais, ou que são referência em uma área muito particular. Geralmente esses influenciadores não tem muitos seguidores, mas estes são pessoas interessadas em livros e podem ajudar a criar uma discussão muito rica sobre o seu trabalho. E obviamente, por terem menos seguidores os valores para fazer a resenha e divulgar o livro são bem mais razoáveis.

Resenhas de livros no canal Xica Inbox no YouTube.

Nesses casos uma possibilidade é enviar gratuitamente uma cópia do livro e perguntar se ele se importa em fazer a resenha dele, perguntando também o custo de fazer isso (se houver).

Para livros mais técnicos essa estratégia pode ser usada enviando uma cópia para pessoas influentes na área, professores universitários, pesquisadores, entre outros. E se o livro for mesmo relevante com certeza será indicado por eles.

Mas atenção, em geral esses parceiros possuem uma experiência bem grande em leitura e um olhar crítico bastante apurado, então é possível que a resenha não seja apenas com palavras bonitas. Mas mesmo se for esse o caso essa experiência pode ajudar a melhorar a sua escrita.

4. Publique matérias na imprensa

Pode parecer óbvio mas essa estratégia muitas vezes passa batida. Publicar matérias em jornais, revistas, portais de notícia, rádios, entre outros, é uma excelente oportunidade de dar mais visibilidade para você como autor e ao seu livro. O segredo aqui é saber onde, quando e como enviar a notícia para publicação.

Onde publicar

Um livro vira notícia quando ele é relevante para os leitores do veículo, simples assim. Por exemplo, se o seu livro se passa em uma cidade específica existe uma tendência de que ele seja divulgado na imprensa dessa cidade. Se é um livro mais técnico, sobre administração por exemplo, ele pode ser de interesse de um portal de notícias sobre administração, e assim por diante.

E obviamente temos que avaliar o nosso peso como notícia. Tentar emplacar de saída uma livro na Folha de São Paulo não é a melhor estratégia.

Quando publicar

O timing do envio da matéria para imprensa também é muito importante. Se o seu livro trata de um fato histórico por exemplo, ele será mais bem vindo como matéria jornalística perto desse fato. Imagine um livro sobre a independência do Brasil, ele teria muito interesse jornalístico esse ano em que comemoramos o bicentenário de independência. Em outros anos enviar a notícia para os veículos perto do dia 7 de setembro também daria bons resultados.

Outra questão é a comoção social no momento que mandamos o material para a imprensa. De nada adianta mandar o seu material durante eleições, finais de campeonato, perto de datas comemorativas, ou desastres, nesses casos toda a imprensa está focada nesses fatos.

Como publicar

Existem basicamente duas estratégias, mandar um release e fazer uma visita ao veículo. O release é uma matéria sobre você ou sobre o livro que você envia para as redações e que vai servir de base para uma matéria ou para que os jornalistas criem perguntas para te fazer durante uma entrevista, por exemplo.

Em geral precisamos pensar como nosso livro seria como notícia, e não como publicidade. Um relase dizendo que o seu livro é “o melhor livro sobre economia” não têm tanto peso quanto algo contextualizado, como por exemplo, “Livro traz uma estratégia para a inflação como a que estamos vivendo agora”.

O que interessa no release não é você conseguir vender um livro, mas o que ele pode trazer de relevante para o leitor, mesmo em romances ou livros de fantasia, como por exemplo “Conheça um romance medieval com sotaque mineiro”. Nesse caso fica claro o diferencial do livro, ele acontece em Minas Gerais.

Em breve sai um post específico sobre releases de imprensa! 😉

Outra estratégia é ir até a redação levando o livro em mãos e explicar para o jornalista o tema e os diferenciais dele. Nesse caso a matéria vai ser o resultado dessa conversa.

É importante lembrar que nenhum veículo tem obrigação de publicar informações sobre nossos livros, eles dependem de uma série de tomadas de decisão internas e relacionadas ao timing da publicação. Muitas vezes a matéria não sai imediatamente e quando você menos espera sai a publicação.

5. Disponibilize em diversas plataformas

Não existe um formato definitivo de publicação de livros eletrônicos, cada leitor tem uma forma e um ritual diferente de leitura, então se possível é importante ter o livro em uma variedade de formatos e assim atender a um número maior de leitores.

Algumas plataformas são o Google Livros, Apple Books, Kindle e Kobo. Cada uma delas tem especificações e regras diferentes de publicação, e obviamente não é necessário publicar em todas, mas vale a pena saber que elas existem.

6. Crie um trailer do livro

Trailer do livro “A Herdeira”.

O trailer de livro (ou Book Trailer) é isso mesmo que parece, um pequeno filme apresentando o livro. Ele pode ser super bem produzido como o do livro “A Herdeira“, uma animação como o do “O livro que lê gente“, ou direto ao assunto com o autor explicando mesmo o livro, como no caso do “Gestão Democrática da Escola Pública“.

Em todos os casos o leitor vai ter uma pequena visão do que vai encontrar no livro e criar uma expectativa a respeito dele. Além disso, se disponibilizado no YouTube ele ainda pode alcançar mais pessoas por meio do algoritmo de distribuição da plataforma.

7. Dê a possibilidade de impressão sob demanda

Geralmente os livros digitais são piores de ler do que as suas versões impressas, e muitas pessoas preferem o livro físico nas mãos, então é importante criar a versão impressa.

Atualmente com o desenvolvimento das tecnologias de impressão, diversas plataformas de impressão sob demanda surgiram, dando aos autores a possibilidade de entregar um livro impresso sem grandes custos.

A impressão sob demanda funciona da seguinte maneira, você envia o livro seguindo as especificações das plataformas e ele fica disponível para a venda. Quando um leitor faz o pedido a plataforma imprime, encaderna e faz a entrega.

A estrutura de custos geralmente é assim, a plataforma desconta os custos de impressão e entrega, e o autor recebe um valor que ele mesmo define. Por exemplo, se para imprimir e entregar um livro a plataforma teve um custo de R$ 35,00, o autor pode vender o livro por qualquer valor acima desses R$ 35,00.

Para que os custos não fiquem muito elevados geralmente o autor recebe um valor pequeno, como R$ 5,00, R$ 10,00 ou R$ 15,00 dependendo do renome do autor.

8. Se envolva em grupos de leitura

Um dos locais em que mais se encontram leitores engajados são os clubes ou grupos de leitura, e como a pandemia de COVID-19 eles também passaram a existir na internet.

A estratégia é simples, entrar em contato com algum deles e ver se eles topam fazer uma leitura do seu livro. A vantagem está no feedback qualificado e na possibilidade das pessoas que participam do grupo indicarem o livro para outras pessoas, além de avaliarem e comentarem o livro nas plataformas de avaliação. Porém, é importante verificar se os grupos que serão abordados estão alinhados com o tema do livro.

9. Profissionalize as suas mídias sociais

Imagem de Tracy Le Blanc

Deixei esse tópico por último porque ele é polêmico, mas eu sugiro que os autores tenham uma conta em mídias sociais específicas para assuntos literários. Para mim isso é importante para não expor a família e amigos de um lado, e de outro para que os futuros leitores não tenham que catar informações literárias em uma miríade de postagens pessoais.

Há quem discorde e ache que os autores devem mostrar-se como são e que a exposição da família e amigos faz parte do jogo. Nesse caso, você decide! 😉

Conclusão

Publicar um livro é radicalmente diferente de escrever um livro. Publicar envolve uma série de operações e de uma dedicação maior ou igual ao ofício da escrita, os autores que autopublicam precisam ser também editores, relações públicas e profissionais de marketing digital, por isso muitos projetos literários morrem mesmo sendo muito bons.

Então se você já tem um livro e quer que ele floresça pode seguir dois caminhos, assumir essas responsabilidades, ou contratar uma editora. A vantagem no primeiro caso é a experiência e a possibilidade de aprender e crescer com o processo, que pode ser bem custoso e não dar resultados de imediato. Já a vantagem do segundo caminho é poder se dedicar 100% à escrita. Qual dos caminhos você prefere? Conta aí nos comentários e se quiser conta também a sua história!

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

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