Os segredos de uma boa imagem de capa

Por Davi Denardi
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A capa de uma revista é um dos elementos mais importantes para manter a consistência da marca e como ferramenta de venda, porque de certa forma mostra de forma antecipada o conteúdo da edição e o tipo de conteúdo que a revista trata de uma forma geral. Uma revista sobre games por exemplo, vai trazer uma série de elementos ligados a esse universo, incluindo imagens e textos que lembrem o universo gamer.

De todos os elementos que compõem uma capa talvez o mais importante seja a imagem de capa, porque ela comunica rapidamente a mensagem da edição e pode mesmo se tornar algo emblemático e memorável, como é o caso das capas especiais.

Capas especiais

Antes de falar de qualquer tipo de imagem em específico é importante lembrar que o uso deles depende do posicionamento da revista, do tipo de leitores que ela tem e do momento em que a edição está sendo publicada.

Exemplo de capa especial da revista New Yorker

Um exemplo bem emblemático da questão do momento de publicação sãs as capas especiais. Elas são publicadas quando um fato merece um destaque maior, como um desastre natural, o falecimento de uma personalidade ou outros momentos que gerem comoção geral.

Nesses casos a capa pode ganhar uma “limpeza geral”, dando ênfase apenas ao fato em destaque. Um exemplo é a capa da revista New Yorker depois do 11 de setembro. Nessa edição a capa era composta apenas pelo título da revista, a data, o preço e uma única imagem, quase totalmente preta onde se pode ver só muito sutilmente a silhueta das torres, lembrando o luto e a morte relacionadas ao acontecimento.

Alinhamento com o público e a missão editorial

Capa da revista Time

Exceto os momentos especiais, os elementos de uma capa podem variar dependendo da missão editorial (ou propósito da marca) e do alinhamento com o público. Algumas capas são tradicionalmente mais limpas e com poucos elementos, por exemplo, e isso pode se dar por uma tradição ou por um posicionamento mais austero, por exemplo.

A revista Time, conhecida pela profundiade das coberturas que faz, traz geralmente uma capa mais limpa, o que traz essa austeridade à publicação. Com poucos elementos ela é uma capa silenciosa, indicando um discurso solene, alinhado com o que a marca propõe.

Capa da revista Rolling Stone

Já a revista Rolling Stone por estar ligada a um público mais fortemente voltado à arte e cultura traz sempre em sua scapas imagens inusitadas, criativas e ousadas, e a mesma pegada pode ser vista nos títulos.

Já não são capas silenciosas e reflexivas, mas cheias de chamadas, trazendo uma estética mais ruidosa e até braulhenta, parecida com um show em um festival de música, algo bem alinhado com o público e o propósito da revista.

Mas além da necessidade de alinhar as capas ao público e ao propósito da revista, existem elementos comuns em todas as capas.

Imagem de capa produzida em estúdio

Talvez o item mais importante de uma capa, a imagem de capa é geralmente uma imagem produzida especialmente para ela. Entre as recomendações está escolher ou produzir uma imagem que represente a matéria principal ou o recorte da edição que será lançada.

Exemplo hipotético (a montagem é nossa) de imagem de estúdio e capa final

Nesse sentido, geralmente são produzidas várias imagens, geralmente em estúdio ou com uma produção exclusiva para a capa. Essas opções vão sendo testadas até que se encontre aquela mais adequada à edição.

Um exemplo é essa capa da revista Elle, claramente a imagem de capa foi produzida em estúdio. A grande vantagem desse tipo de imagem é a criação de espaços em branco ou espaços neutros onde se pode posicionar as chamadas e até mesmo o título da publicação. Além disso, fotografias de estúdio em fundos neutros criam imagens que são facilmente “recortáveis” em softwares de edição de imagem e facilitam na hora de montar a capa.

Imagens de capa factuais

Exemplo de imagem factual usada na capa da revista Time

Também é comum utilizar uma imagem factual (não é produzida em estúdio, mas um registro de um fato) impactante, que terá então um tratamento gráfico para que possa ser usada como imagem de capa.

Um exemplo de uso de imagem factual é a capa da revista Time sobre um conflito na Ucrânia em 2014. Na imagem a praça da independência em Kiev é vista com várias tendas, logo ao final dos violentos protestos conhecidos como Revolução Ucraniana, que depôs o presidente à época.

A imagem em si traz esse momento de início de pacificação, sem grandes movimentações ou outros sinais de protestos ou violência.

Para a capa a imagem foi levemente escurecida para dar mais constraste aos textos em amarelo e branco, uma estratégia comum no uso de imagens factuais.

Charges e ilustrações como imagens de capa

Exemplo de capa da revista Piauí

Também é possível usar montagens ou ilustrações nas capas, a vantagem desse tipo de imagem é que elas comunicam diretamente uma metáfora relacionada ao tema da edição ou da matéria principal.

Um exemplo emblemático desse tipo de estratégia são as capas da revista Piauí. Na maioria das vezes a revista traz em suas capas ilustrações e chamadas bastante críticas e ácidas, totalmente alinhadas com a política editorial da publicação.

No exemplo a capa de uma edição com duras críticas à forma como o governo lidava com a pandemia de COVID-19, como metáfora o presidente Bolsonaro é representado beijando a figura clássica da morte.

Referências

A principal referência desse texto é o ótimo “A arte de editar revistas” da Fátima Ali.

Além da capa, no livro ela fala das questões estratégicas relacionadas a editar uma revista, como a missão editorial, as editorias, a organização interna e a importância de conhecer bem o público. Recomendo muito!

Resumindo

A capa é um dos principais elementos de uma revista, e por isso a imagem de capa não pode ser uma escolha fortuita, mas sim bem planejada e alinhada tanto com o projeto editorial e com a ênfase que deve ser dada a cada edição.

Nesse sentido é sempre bom lembrar que a imagem que vai nela fala muito sobre a publicação e deve ser criada ou escolhida com o maior cuidado possível.

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

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