O que é a Experiência de Leitura

Por Davi Denardi
em

Leia também “A experiência de leitura em revistas”.

O termo Experiência de Leitura ou Reading Experience (RX) não tem uma definição consensual. Na maior parte dos casos ela se refere àquela sensação de estar imerso na leitura, quando se perde a noção do tempo e do espaço. Essa sensação geralmente tem a ver com um texto bem construído e uma narrativa envolvente.

Mas nas pesquisas que estou fazendo, e trazendo para o universo do Deisgn, a experiência de leitura é o resultado da soma de todos os elementos envolvidos no ato da leitura, incluindo tudo aquilo que existe além do texto, como a presença física do livro, o cheiro e a textura do papel, a tipografia, as ilustrações e imagens, as nossas expectativas com o livro, o nosso relacionamento com os autores e com as editoras, as diferentes trocas que fazemos em relação aos livros com nossos amigos e conhecidos, como nos clubes de leitura ou nas redes sociais.

É importante deixar bem claro que esses elementos não substituem a boa literatura, um Guimarães Rosa será sempre um Guimarães Rosa, seja em capa dura ou brochura. Mas o “conjunto da obra” do que se pensa e sente sobre o livro pode mudar, e esse é o foco da ideia de Experiência de Leitura.

O termo é uma apropriação do conceito de Experiência do Usuário (User Experience ou UX), que descreve justamente “todas as emoções, crenças, preferências, percepções, respostas físicas e psicológicas, comportamentos e realizações dos usuários que ocorrem antes, durante e após o uso” isso segundo a ISO 9241-11.

A experiência e o cachorro

Outro exemplo bem interessante é o de Marc Hassenzal, ele diz que uma experiência é um meta-processo (um processo dentro de um processo). Um exemplo seria correr de um cachorro (no exemplo dele é um urso, mas aqui no Brasil a gente não corre muito de ursos), a experiência dessa corrida seria a soma do som do cachorro latindo, o cheiro dele, o cheiro do lugar onde você está, o tamanho e a cada do bicho, as suas experiências anteriores com cachorros, a sensação das suas pernas correndo, a sensação do seu coração batendo acelarado, e tudo o mais que você imaginar na cena.

Se mudarmos qualquer coisa nessa cena, a experiência muda. Algumas vezes essa mudança vai ser sutil, por exemplo se a fuga aconteceu em uma rua calçada ou uma estrada de chão. Outras vão ser bem importantes, como o tamanho e a “cara” do cachorro.

Levando tudo isso para a questão da leitura podemos supor que vários elementos influenciam a forma como experimentamos um livro além do texto propriamente dito, como o nosso relacionamento com o autor, o que o nosso grupo social pensa sobre o autor e sobre o livro, como a mídia e a publicidade tratam do livro, a arte da capa, o projeto gráfico, e tantos outros elementos.

Então, para designers, autores e editores de livros é importante conhecer cada um desses elementos e saber quais deles abordar ao longo do processo de produção de um livro para fazer com que o produto seja bem recebido pelos leitores.

Na postagem “Ecossistema do livro” tem uma lista de alguns elementos que têm efeito na experiência de leitura, principalmente em relação aos desdobramentos sociais da leitura. Vale a pena dar uma olhada! 😉

Mais informações sobre experiência de leitura

A experiência de leitura é um dos temas que mais vamos discutir aqui na Glifo, então se você tiver interesse no tema temos algumas postagens que podem ser úteis.

           
sobre o autor Davi Denardi Davi Denardi é pesquisador de design editorial e game design, e professor dos cursos de Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos da Universidade Federal de Pelotas.

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